-
Arquitetos: Takehiko Suzuki
- Área: 68 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Masao Nishikawa
-
Fabricantes: Hatria, Hotta Carpet, Paffoni
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma de uma unidade habitacional em um prédio de apartamentos de 40 anos em Tóquio. A unidade, com cerca de 70 metros quadrados, foi renovada como uma residência para um casal e uma criança, além de um espaço de escritório para o marido.
O apartamento é um quarto de canto no último andar do prédio de cinco andares com janelas em três lados. Após removermos todas as paredes não estruturais, restando apenas o esqueleto, colocamos o escritório e o banheiro no lado norte da parede de suporte em concreto armado e o espaço de convivência no lado sul.
O espaço de convivência possui um quarto em seu centro, e é cercado por uma cozinha, sala de estar/jantar, armário, área de armazenamento e espaço de trabalho. Essa disposição permite que os moradores se movimentem e cria uma sensação de distância entre eles. Ao mesmo tempo, a disposição é conveniente para distribuir a luz e o vento que entram pelas janelas em três lados por toda a unidade. Há um mezanino acima do quarto, que é utilizado como área de lazer para a criança e armazenamento.
Na materialização do planejamento acima, implementamos superfícies de fronteira entre os espaços que podem ser ajustadas ativamente pelos moradores. O objetivo é criar uma convivência confortável de diferentes atividades, estados de espírito e diferentes ambientes de luz, calor e som, que variam de acordo com as preferências individuais. Concentramos no desenvolvimento dessas superfícies de fronteira ajustáveis, ou "fittings".
- Encaixes diagonais Muso-mado - Fazendo referência aos tradicionais encaixes japoneses chamados Muso-mado, projetamos um com treliças diagonais em vez das convencionais verticais. A treliça inclinada permite o controle de visão sobre o movimento horizontal e vertical dos residentes. Além disso, a taxa de abertura da treliça pode ser ajustada delicadamente para criar uma variedade de ambientes de iluminação e ventilação. Como resultado, os encaixes criam um ambiente que se adapta a várias situações do dia a dia, como bloquear a linha de visão, mas deixar o vento entrar, dormir sentindo a presença dos pais ou fechar totalmente os encaixes e se concentrar na leitura.
- Porta embutida - Ao substituir o material da superfície pelo papel Shoji tradicional japonês, projetamos uma porta embutida que permite a passagem da luz por si mesma. O material do núcleo é o favo de mel de papel, que é usado em portas embutidas em geral. É mais leve que uma porta embutida normal e mais resistente que uma porta shoji tradicional, além disso, sua estrutura em forma de favo de mel cria sombras únicas. A espessura do favo de mel controla a linha de visão do closet e, ao mesmo tempo, direciona a luz externa captada pela janela do camarim para o lado do escritório.
Com esses novos fittings que permitem a passagem suave de luz e vento e controlam delicadamente a linha de visão e a presença dos moradores, tentamos criar um ambiente que se expande e contrai além do layout planejado, e a rica transição de vida que resulta disso.